telhado verde
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
TELHADO VERDE
CARINA MACHADO ALVARENGA
Belo Horizonte
Fevereiro 2013
1. Introdução
O crescente e rápido processo de urbanização tem provocado diversos problemas nos centros urbanos como enchentes, aumento da temperatura em escala micro e mesoclimática, ilhas de calor, aumento das emissões de gases de efeito estufa, entre outros.
A preocupação com os aspectos sócio-ambientais, de sustentabilidade e a necessidade de mitigação desses problemas urbanos, principalmente da redução do consumo energético e da redução de emissão de gases de efeito estufa, fez com que se aumentassem as pesquisas relacionadas à sustentabilidade ambiental da construção civil (STRAPASSON, et al, 2010) por meio do desenvolvimento de novas tecnologias que visam a redução dos impactos ambientais desse setor (VECCHIA, 2005).
Nesse contexto, o Telhado Verde aparece como uma alternativa ao telhado convencional. Segundo Vecchia (2005), a tecnologia de aplicação de vegetação sobre superfícies construídas busca amenizar os impactos do desenvolvimento urbano, explorando cientificamente respostas às demandas ambientais e redirecionando as cidades para o desenvolvimento sustentável, visando uma maior integração entre espaço urbano-cidadão-natureza.
2. Telhado Verde
Telhado verde, cobertura verde ou jardim suspenso é um sistema construtivo que consiste em uma cobertura vegetal instalada em lajes ou sobre telhados convencionais (SILVA, 2011) conforme ilustrado na figura 1.
Figura 1: Telhado verde. (Fonte: http://www.ecotelhado.com.br/Por/ecotelhado/default.aspx)
Segundo Souza e Santana (2009) as evidências de jardins sobre terraços são encontradas desde as antigas civilizações dos vales dos rios Tigre e Eufrates e, naquela época, as coberturas verdes eram aproveitadas visando a sua eficiência no isolamento térmico, sendo as mais famosas