Telhado Verde
O que é Telhado Verde?
Os telhados verdes são estruturas que se caracterizam pela aplicação de cobertura vegetal nas edificações, utilizando impermeabilização e drenagem adequadas e que surgem como uma alternativa de cobertura capaz de proporcionar várias vantagens sobre as coberturas convencionais.
Vejamos na figura abaixo as etapas de construção do telhado verde:
1ª Etapa: Camada de impermeabilização: para impedir a infiltração da água. (Lona plástica, papelão carpete usado)
2ª Etapa: Camada de proteção: para impedir danos na impermeabilização (compensado de madeira)
3ª Etapa: Camada de drenagem: responsável pela retenção de água e drenagem rápida e eficiente do excesso desta. (britas)
4ª Etapa: Camada de substrato: camada onde se encontram os nutrientes dando suporte à vegetação, retendo e absorvendo água. ( matéria orgânica e terra encontrada no próprio local)
5ª Etapa: Camada de vegetação: a cobertura vegetal propriamente dita e que vai ficar por cima do telhado, sendo utilizadas espécies vegetais mais rústicas que não demandam maiores cuidados com manutenção. (mudas retiradas no próprio local).
Afinal porque usar Telhado Verde?
Os telhados verdes "modernos", construídos com camadas de materiais manufaturados deliberadamente dispostos sobre o telhado para dar suporte a um substrato (solo) e vegetação, são um fenômeno relativamente recente. O método foi desenvolvido na Alemanha na década de 60, e desde então a tecnologia se difundiu mundialmente. Estima-se que na Alemanha cerca de 10% dos telhados já sejam "verdes". Muitos telhados verdes são instalados para atender as legislações locais relacionadas ao gerenciamento de águas pluviais. Em áreas com sistemas combinados de esgoto e águas pluviais, chuvas muito pesadas podem sobrecarregar os sistemas de águas pluviais, causando o transbordamento e contaminando cursos d´água com esgotamento sanitário.
Os telhados verdes contribuem para diminuir a quantidade total de escorrimento