Telhado Verde
O Ecotelhado, também conhecido como “cobertura verde” ou “telhado verde” é basicamente um jardim suspenso. Esse tipo de cobertura vegetal pode ser instalada tanto sobre a laje de prédios quanto em telhados convencionais. Sua composição pode incluir desde pequenas gramíneas (extensivo), arbustos à grandes árvores frutíferas (intensivo).
Sua viabilidade não se dá apenas em função da boa aparência ou do conforto visual que este venha a oferecer. A técnica da cobertura verde é capaz amenizar significativamente muitos dos problemas ambientais como: excesso de poluição, poeira e barulho, calor em excesso, alagamentos em época de chuvas.
1. TEMA
Construção verde.
1.1. Delimitação do Tema
A implantação da construção verde na forma do Ecotelhado.
2. PROBLEMATIZAÇÃO
A falta de área verde nas cidades está interferindo na qualidade do ambiente urbano. Além da paisagem, as pessoas buscam também o conforto térmico do ambiente em que vivem por um meio natural.
3. OBJETIVOS Conhecer as características da Construção Verde em forma de telhados.
- Verificar a viabilidade da implantação do Telhado Verde.
- Caracterizar o processo de implantação.
- Analisar o custo benefício.
- Descrever as vantagens e desvantagens.
- Identificar quais são os melhores locais para a implantação.
4. JUSTIFICATIVA
Levando em consideração as atuais mudanças climáticas repentinas e os demais efeitos causados pela ação destruidora do homem, o equilíbrio dos ciclos biológicos tem sido perdido. Dados comprovam que o verão do ano de 2013/2014 é o mais quente e seco dos últimos 30 anos. Consequentemente a população tem uma busca incessante por conforto térmico. A implantação do telhado verde é uma alternativa natural de reduzir a sensação térmica no interior de ambientes além de zelar pela preservação ambiental.
Além do fator termal, também há a preocupação com a “área verde”. A paisagem das cidades está se tornando cada dia mais cinza, com mais prédios e menos espaço para árvores. Como a