Técnicas de negociação
“Elaborar um relatório parcial com no máximo uma (1) página, seguindo as normas do item padronização desta ATPS, com as diferentes definições de Negociação encontradas. Reservá-lo para inseri-lo como anexo no arquivo final do roteiro. Esse relatório parcial será utilizado na confecção do relatório final desta
ATPS”.
Diferentes definições de Negociação
No nosso ponto de vista negociação é um processo onde duas ou mais partes buscam uma decisão sobre interesses comuns ou conflitantes. Negociar não é somente convencer a outra parte e obter resultados rápidos e eficazes, mas também ter uma visão do impacto que pode ser causado a médio e longo prazo.
Cada negociação requer um estilo, assim como cada pessoa tem o seu jeito de negociar. O ponto imporatante é conhecer o seu estilo e o estilo de negociação de seu oponente, para saber para onde se deve focar. Outro ponto importante é manter-se sempre informado e concentrado para desenvolver suas estratégias da melhor forma possível.
Na hora da decisão o poder de persuasão também é um grande diferencial, devendo ser utilizado para que as outras partes cedam à seu favor. Outro fator muito importante é o tempo. Muitas negociações correm contra o tempo, e conforme esse tempo vai se esgotando as partes envolvidas se sentem cada vez mais pressionadas podendo assim alcançar o sucesso ou o fracasso de um negócio.
Em uma negociação salárial há dois pontos de vista: o empregado e o empregador. O empregado antes de negociar deve conhecer bem a empresa e o seu lugar dentro dela. Ele também deve estar certo de que merece um aumento, ser maleável e preparado para negociar. Ele tem que saber a hora certa de pedir, a forma correta de cativar seu empregador e nunca desistir diante de um não.
Segue algumas definições de negociação segundo o ponto de vista de alguns autores:
Cohen, H. (1980, p.14): “Negociação é o uso da informação e do poder, com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de