A iniciação precoce no futebol
Resumo: Esse artigo pretende se focar de como esta sendo feito essa tarefa de iniciação, e se esta errada, como devemos realizar isso corretamente. Ressalta também a importância que o incentivo da família tem para a criança ter o gosto de aprender a jogar o futebol, que metodologias aplicar para o ensino desse esporte de acordo com o seu desenvolvimento, e como é desenvolvido o futebol no Brasil, que por esse motivo, torna-se um esporte muito popular em nosso país
Palavras Chave: Futebol; Fases de desenvolvimento da criança; Ludicidade;
Hoje o futebol é incentivado e exposto a criança desde sua infância, normalmente quando um menino nasce ganha de presente uma bola, uma bola de futebol ou qualquer modelo de bola, e ao receber a bola a criança já é motivada a exercer os primeiros chutes, que mais tarde serão aprimorados com a prática, isso porque, os pais apostam em seus filhos esperanças de que um dia eles sejam jogadores famosos. As crianças hoje estão acostumadas a seguir os passos dos pais. Se um pai gosta de futebol, a tendência é que ela o acompanhe no gosto e o incentivo à prática não irá surgir apenas da escola, mas do convívio familiar. Para o desenvolvimento da criança, do ponto de vista emocional, ter seu pai assistindo a um jogo seu, é muito bom, pois para ela isso indica cuidado e carinho, e isso faz com que ela se sinta motivada a realizar o esporte, e se sentirão protegida e segura dos seus passos.
Ela pode ser praticada em qualquer local ate mesmo como diversão, a mais famosa é a "pelada", que normalmente é praticado sem regras ou com regras simples. E nós professores de educação física devemos levar as nossa aulas o incentivo a pratica desse esporte de uma maneira mais lúdica, ou seja através de brincadeiras,e não exercícios para rendimento, pois hoje se tem as escolinhas de futebol para realizar esse trabalho.
De acordo com Freire (2003), o futebol no Brasil se desenvolve em torno de quatro brincadeiras: