resenha
Caríssimo amigo ao receber esta espero encontrá-lo bem e com saúde desejando o mesmo a todos seus familiares. Desde que você se mudou para o Nepal muita coisa mudou, me lembro bem de sua indignação diante de algumas injustiças e barbaridades que ocorriam por aqui, mas acredite muita coisa mudou. A organização do Estado passou por varias mudanças e temos uma melhor divisão de poderes com maior atuação e fiscalização dos agentes públicos onde regidos por princípios e regras tem sua atividade disciplinada visando à realização de finalidades públicas prestando assim um serviço de melhor qualidade, no campo social nosso país tem evoluído de forma que alguns valores que só existiam no papel começaram a ter aplicação prática e fundamentos como soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo político saíram do campo da teoria para a realidade, dessa forma a sociedade é mais bem assistida possuindo ferramentas para exigir seus direitos.
No campo da segurança pública temos um modelo de policiamento mais voltado para o cidadão onde o Estado através de seus órgãos fiscalizam essas ações de forma que arbitrariedades e injustiças não sejam cometidas, há uma divisão clara de competências no que diz respeito aos órgãos responsáveis pela preservação da ordem pública, da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Nossa Constituição Federal no seu art. 144 busca como dever do Estado, direito e responsabilidade de todos quando se fala em segurança pública, as atividades de manutenção da ordem pública tem caráter preventivo e repressivo com maior ênfase na prevenção onde se busca soluções definitivas para os problemas em si combatendo também as causa e não só os efeitos.
Hoje as ações policiais e da justiça são reguladas por muitos princípios e algumas arbitrariedades que existiam antigamente tem caído em desuso por conta de nossa Constituição que trata dos direitos e deveres