trabalhos
Favelas são núcleos de habitações rústicas e improvisadas nas áreas urbanas e suburbanas, irregularmente em terreno invadido, sem infra-estrutura, higiene, etc. As mais conhecidas do Brasil estão localizadas na cidade do Rio de Janeiro e surgiram por volta de 1900, no período da Guerra de Canudos. A cidadela de Canudos foi construída próxima a alguns morros, entre eles o Morro da Favela, que recebeu este nome devido à vegetação predominante no local, que era a Favela, uma planta típica da caatinga, extremamente resistente à seca.
Os soldados ao retornarem ao Rio de Janeiro, deixaram de receber seu soldo e instalaram-se provisoriamente em alguns morros da cidade, juntamente a outros desabrigados. A partir deste episódio, os morros recém-habitados ficaram conhecidos como favelas, em referência à “favela original”.
As favelas caracterizam-se pela mistura de etnias, costumes, culturas, naturalidades. Seus moradores são discriminados, tachados de “maloqueiros”, “delinqüentes” e “traficantes”, em outras palavras, pessoas que trazem má influência à sociedade. Esta analogia não está totalmente errada – convém ressaltar que aquelas caricaturas também estão presentes em áreas urbanizadas – todavia, dentre os favelados existem pessoa honestas, dinâmicas, esforçadas que apenas precisam de uma oportunidade, lutam para sobreviver e resgatar uma cidadania usurpada. Seus sonhos expressam a simplicidade. Queriam ter o que comer todos os dias, estudar, ter uma moradia melhor. Alguns têm vergonha da condição que vivenciam, outros se orgulham das suas próprias moradias, geralmente são ajudados por poucos, e alguns vivem de esmolas.
FAVELAS NO RIO DE JANEIRO: NASCIMENTO, EXPANSÃO, REMOÇÃO E, AGORA, EXCLUSÃO ATRAVÉS DE MUROS Alvaro Ferreira
Programa de Pós-Graduação em Geografia do Departamento de Geografia da PUC-Rio e Departamento de Geografia da UERJ-FEBF alvaro_ferreira@puc-rio.br / alvaro.ferreira.geo@gmail.com