Trabalho de Antropologia sobre a cidade de Igrejinha-RS
Município: Igrejinha (RS)
Disciplina: Antropologia e Cultura Brasileira
Curso: Psicologia – 1º ano – Diurno
Informações Gerais
Com 31.663 habitantes, de acordo com o censo de 2010, o município de Igrejinha tem sua economia baseada na produção industrial, principalmente de calçados e confeccções em couro, preenchendo mais de 75%. Comércio e serviços somam cerca de 25% da economia e o restante diz respeito a atividades agrícolas.
População total (2010): 31.663 habitantes
Área (2006): 136,8km²
Expectativa de Vida ao Nascer (2000): 75,81 anos
PIB per capita (2006): R$14.574
Data da criação: 01/06/1964
Município de origem: Taquara
Clima: subtropical úmido
Cidades limitrofes: Taquara, Três Coroas, Parobé, Nova Hartz e Santa Maria do Herval. Microrregião: Gramado-Canela Mesorregião: Metropolitana de Porto Alegre
Fachada da loja de calçados Picadilly, na rodovia RS-115 em Igrejinha
História
A região teve como primeiros habitantes os índios. Em 1824 o primeiro grupo de imigrantes alemães se fixou em São Leopoldo, em sua maioria da região européia de “Hunsrück”. No ano de 1847, Tristão Monteiro (que fundara um ano antes, Taquara do Mundo Novo) desbravou os caminhos ao longo do Vale do Rio dos Sinos, chegando onde hoje localiza-se a cidade de Igrejinha, para proceder à demarcação de terras, que venderia, a seguir, a colonos imigrantes.
No mesmo ano, fundou o núcleo da “Casa de Pedra” a qual, na língua dos alemães, era chamada “Steines Haus”. Este núcleo, atualmente é um dos referenciais turísticos da região.
Os habitantes da então Santa Maria do Mundo Novo se uniram para construir uma Igreja, sendo a única na região até 1874. Os tropeiros, que vinham da serra para intercâmbio comercial, tinham como ponto de referência esta pequena igreja evangélica, a “Igrejinha”, que fora constituída em 1863 para atender os colonos protestantes da região, servindo