Portugues educacional
Chegando à boca, a corrente de ar que provém dos pulmões pode ser totalmente bloqueada, ou comprimida de vários modos, sendo parcialmente bloqueada. Resultam daí os seguintes modos de articulação em português:
FONEMAS CONSONONTAIS: a) Fonemas oclusivos: resultado do bloqueamento total, mas sempre momentâneo, da corrente de ar, em alguma parte da boca. São oclusivos, em português, os seguintes fonemas: p/t/k/b/d/g. b) Fonemas construtivos: são resultantes do efeito do atrito a que se submete a corrente do ar cujo percurso é parcialmente bloqueado, e se desvia, por isso, pelo canal formado pela língua. Acusticamente, a construção produz um chiado perceptivo. São construtivos os seguintes fonemas: f/s/v/z/zg c) Fonemas líquidos: são divididos em 1) vibrantes, resultantes de brevíssimos e repetidos bloqueamentos parciais da corrente de ar, provocados por movimentos vibratórios da língua ao colidir com os dentes. Em português, distinguimos por vibrantes simples (com uma ou mais vibrações) /r/ e vibrante múltipla (mais de duas vibrações): /rr/.
2) fonemas laterais: resultantes do bloqueamento parcial da corrente de ar que se escoa pelos lados da língua: l/lh.
d) Fonemas nasais: resultam da passagem de parte da corrente de ar para as fossas nasais, que atuam conjuntamente com a boca como caixa de ressonância. São fonemas consonânticos nasais em português: m/n
VOGAIS
a) Vogais são fonemas sonoros resultantes da livre passagem da corrente de ar para a boca ou para a boca e as fossas nasais, órgãos estes que atuam como simples caixa de ressonância. b) As vogais possuem três propriedades: 1) Apresentam maior abrimento dos órgãos articulatórios; 2) As vogais apresentam o maior numero de vibrações das cordas vocais por unidade de tempo (ou seja, têm maior frequência); 3) São os únicos fonemas do português a integrar o centro da silaba.
SISTEMAS DAS OCLUSIVAS E NASAIS DO PORTUGUES BRASILEIRO a) Os