Rpg: educação
Análise e Produção de textos; Literatura; Mitologia Grega.
OBJETIVOS:
- Incentivar o gosto pela leitura;
- Desenvolver hábitos de leitura;
- Desenvolver Narrativa;
- Introduzir o aluno ao mundo da Mitologia Grega;
- Capacitor o receptor a interpretar e produzir textos.
HABILIDADES:
- Aguçar o raciocínio lógico, facilitando a preensão de coesão e coerência;
- Aprimorar a linguagem escrita;
- Recuperar, pelo estudo do texto literário, as formas instituídas de construção do imaginário coletivo, o patrimônio representativo da cultura e as classificações preservadas e divulgadas, no eixo temporal e espacial;
- Entender os impactos das tecnologias de comunicação, em especial da língua escrita, na vida, nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
JUSTIFICATIVA:
No jogo de interpretação (RPG – Role Playing Game) o aluno não recebe o conhecimento, ele interage, atuando como protagonista quando desenvolve seu papel de “herói” no jogo. Como foco principal, é através de suas ações e escolhas no decorrer do jogo que ele interage como o conhecimento.
O jogo intercala momentos de ação e momentos de leitura. O jogador pode precisar percorrer um estágio inteiro do jogo, lutando contra inimigos em uma caverna, apenas para receber um fragmento de informação, uma lenda entalhada num monolito ancestral, para poder entender melhor seus objetivos.
É através da leitura que o aluno recebe instruções e a partir dele, ele soluciona os problemas propostos no jogo.Os jogos eletrônicos (vídeo-games) estão inseridos no grupo das TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação). Entender o impacto das TIC e saber interagir com elas, faz parte das habilidades e competências propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
Por outro lado, o aluno encontra facilidade em interagir com tal TIC, pois faz parte do seu cotidiano, sendo por muitas vezes o seu maior entretenimento. Os jogos eletrônicos, assim como o computador e a