Defeitos de acabamentos em móveis
INTRODUÇÃO
Na fase de acabamento é possível adotar produtos finais de diferentes características atendendo ao objetivo pretendido. A finalidade é permitir que o produto final, além de receber um aspecto visualmente mais agradável, fique dotado de uma maior e melhor resistência. Assim, conforme o objetivo pretendido, utilizam-se diferentes operações: branqueamento, aplicação de velaturas, betumagem, lixamento, laqueamento, envernizamento e revestimento com papéis melamínicos ou termolaminados.
DEFEITOS DE ACABAMENTOS
Bolhas As bolhas são um inchaço da película, o qual resulta em vários pontos de tamanhos variados. As principais causas deste defeito de acabamento são: umidade na superfície, poeiras que não foram removidas da superfície principalmente após o lixamento, aplicação de tinta de melhor qualidade sobre uma de qualidade inferior e incorreta diluição da tinta. Como principais medidas preventivas deve-se observar a validade do produto, aplicar o produto em dias secos e não aplicar o produto em superfícies aquecidas e na presença de fortes ventos. E, como medida corretiva, deve-se remover a película danificada e reaplicar o produto.
Enrugamento Desenho de superfície que aparece em tintas não bem aderidas a uma superfície brilhante. Este problema ocorre quando a camada de tinta se torna muito espessa devido a uma aplicação excessiva de produto, seja demão ou sucessivas demãos sem aguardar o intervalo entre demãos, ou quando a superfície no momento da pintura se encontrava com alta temperatura. Para corrigir o problema recomenda-se remover toda a tinta aplicada, limpar toda a superfície, deixar secar e repintar novamente.
Fendas
A principal causa deste defeito de acabamento é a aplicação da segunda demão de tinta sobre a primeira quando esta ainda não secou. Ao não encontrar o apoio necessário na capa inferior, a camada superior contrai-se e fragmenta. O