Os benefícios do RPG na educação
O RPG (Role-Playing game ou jogo de representação de personagens) é uma modalidade de jogo onde o jogador interpreta uma personagem, dentro de um conjunto de regras pré-determinadas, tomando decisões livres que vão influenciar no decorrer da Aventura¹. O objetivo deste trabalho é explorar os conhecimentos já anteriormente obtidos sobre o RPG e perceber suas consequências para o jogador, segundo o aspecto e o olhar dos professores. Também é objetivo, saber dos professores se esses conhecem o RPG e sabem de sua utilização no âmbito da aprendizagem, se eles conhecem os benefícios e malefícios e se o conhece, qual o motivo de não utilizarem como ferramenta na educação. Usando embasamento teórico de Jean Piaget sobre o brincar e sua importância para uma compreensão interacionista acerca da criança/jovem e todo seu desenvolvimento, tanto em níveis sociais, relacionais, quanto em níveis de sinapses e reverberação, entendimento de regras e assimilação de valores.
1- Aventura é o nome de cada “Capitulo” da narrativa a ser jogada.
REVISÃO DA LITERATURA Começaremos com uma revisão bibliográfica mais profunda sobre a atividade lúdica e o RPG e então, faremos entrevistas com professores de diferentes disciplinas em cada escola para respondermos a pergunta se eles conhecem ou não o RPG. Após as entrevistas feitas, partiremos para a segunda fase que é o experimentar o RPG como forma de ajuda no desenvolvimento de habilidades como escrita, atenção e tomada de decisão.
Grando e Tarouco (2008) apud Piaget (1978) jogo é uma simples assimilação funcional ou reprodutória, e com a interiorização dos esquemas o jogo passa a assumir uma relevância maior no processo de assimilação, Favorecendo assim o processo de desenvolvimento mental cognitivo. Citam ainda Prensky (2001) fala sobre as relevâncias do jogo no processo de aprendizagem, suas Características e realiza uma