internação compulsoria
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
PROFª: SOLANGE SOARES e Ms Manoel de Christo Alves Neto
TURMA: 1 PSV 1/2
SEMESTRE: 1º ANO: 2014
1ª NI - ATIVIDADE 1
TEMA: Estudo de Situações Hipotéticas
OBJETIVO: Oportunizar ao aluno(a) refletir e aplicar a situações práticas preceitos éticos que envolvem o saber-fazer do profissional da psicologia.
ORIENTAÇÃO:
1. Ler os casos abaixo com bastante atenção antes de responder o que lhe foi solicitado;
2. Esta tarefa deverá ser realizada em grupo constituído de até 04 participantes;
3. A atividade valerá 1,0 ponto como parte integrante da 1ª NI;
4. Critérios avaliativos: produção textual com argumentação teórica fundamentada no Código de Ética do Psicólogo e em aportes conceituais da Psicologia como ciência e profissão, coesão, coerência, organização sequencial das ideias e aspectos ortográficos.
5. Cada grupo deverá escolher duas das situações abaixo descritas e analisá-las com base nos preceitos éticos apresentados no Código de Ética da Psicologia. Para a elaboração da resposta, devem-se responder as questões abaixo organizando um texto único.
a) Quais infrações éticas podem ser evidenciadas neste caso?
b) Que artigos do Código de Ética Profissional dos Psicólogos foram violados? Cite e explique-os. Procurem fundamentar sua resposta.
SITUAÇÕES HIPOTÉTICAS
SITUAÇÃO Nº 01: PSICÓLOGO E OS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO
Um psicólogo especialista em atendimento de família foi convidado a participar de um programa de rádio, que busca elevar sua audiência normalmente de forma sensacionalista. Neste, houve a exposição pública de um conflito familiar. Participaram alguns membros dessa família (pai, mãe, filha de oito anos e seu irmão de quinze anos), sendo identificados por seus nomes, profissões, escolaridade e outros aspectos da