Roteiro de avaliação do livro didático
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE MINAÇU
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
DATA: 11/06/2012
ROTEIRO PARA AVALIAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO
01. Referências do livro (editora, autor, ano).
VESENTINI, José William; VLACH, Vânia. Geografia Crítica: O Espaço Brasileiro. 4ª. edição. São Paulo: Ática, 2009.
02. Apresentação geral do livro (capa, encadernação, número de páginas, qualidade do papel, tamanho da letra, linhas, uso de figuras, cores e outros).
CAPA: Andréa Dellamagna; Foto da Capa: Artesã cearense em reprodução de garrafas de areia, artesanato típico do Nordeste. Foto de 2002. Geografia Crítica/ O espaço brasileiro; PNLD: 2011, 2012, 2013; FND: Ministério da Educação; Código do Livro: 24885C0525, Tipo: L; 7º ano. Editora Ática.
ENCADERNAÇÃO: Brochura;
NÚMERO DE PÁGINAS: 232 páginas;
QUALIDADE DO PAPEL: Boa;
TAMANHO DA LETRA: Fonte 11
LINHAS: 45
USO DE FIGURAS: Fotografias, desenhos e gráficos. Ótima qualidade.
CORES E OUTROS: cores vivas, bem destacadas.
03. Observe e analise as ilustrações, representações cartográficas, gráficos, quadros e tabelas, quanto:
a) Clareza e precisão: • Quanto às ilustrações: são bem claras não deixando dúvidas quanto à mensagem a ser transmitida; deixa evidente a intenção dos autores em transmitir de modo objetivo a realidade de fato, às vezes, com imagens comoventes como da foto de um garoto de 11 anos que trabalhava na produção de carvão em Alagoinhas-BA (2006), pág. 55. • Representações cartográficas: são bem elaboradas, revelando detalhes específicos de regiões, localidades, limites e distâncias representadas. • Gráficos: as elaborações são detalhistas e com riqueza de informações sobre diversas situações de determinada realidade. As notas são precisas e contundentes na representação de dados numéricos ou quantitativos. • Quadros e tabelas: Os autores têm a preocupação de estabelecer um critério de formulação de quadros e tabelas que facilite a compreensão pela forma simples de elaboração.