Memorial parte i ( serviço social )
Qualidade de Vida do Idoso Institucionalizado da A.B.A.I- Irecê
Autor: Keite Aialla Alves
Prof. Orientador (Professor- Gloria Maria F. Matos)
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Serviço Social/233491 (SES 0971) – Estágio
22/03/2012
INTRODUÇÃO
Muitas pessoas acreditam que os idosos hoje representam indivíduos apenas que dão despesas, e que são incapazes de produzir. Na terceira idade sofrem perdas físicas, psicológicas, sociais e econômicas.
Já no meu ponto de vista a velhice não tem um padrão específico, pois o processo não é só dinâmico, mas também complexo. Não existe relação direta com o envelhecimento biológico e o declínio de suas capacidades mentais, o que ocorre são certas exigências no meio em que vivem fazendo com que os idosos percam a iniciativa, a motivação e se sintam bloqueados, inseguros e então, isolam-se socialmente.
O Projeto de Intervenção que iremos desenvolver no decorrer do estagio, intitulado como “Qualidade de Vida do Idoso Institucionalizado” na instituição A.B.A.I- Irecê, tem como objetivo promover a saúde psicossocial bem como melhorar seu desempenho físico e intelectual, trabalhando com a coordenação motora e realizando atividades lúdicas. A realização destes trabalhos me levou a refletir sobre a possibilidade de que a ludicidade pode permitir à pessoa idosa, movimentos internos e consequentemente externos, podendo resgatar lembranças passadas pela brincadeira, e com elas, encontrar novos significados para a vida.
RELATO E ANÁLISE DO PROCESSO DE TRABALHO
Sendo assim, nesse Memorial Descritivo e Analítico de estagio venho apresentar as atividades realizadas com idosos, moradoras da Associação Beneficente ao Ancião de Irecê na Rua- Mateus Nunes Dourado n°300, no bairro COPIRECÊ, Irecê/BA – Brasil, onde terá como objetivo promover a qualidade de vida, saúde psicossocial bem como melhorar seu