Memorial UFRRJ
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE MEMORIAL
1. OBJETIVO DO MEMORIAL
O Memorial tem como objetivo a explanação da trajetória acadêmico-profissional do candidato, tendo como base os dados do Curriculum Lattes. O Memorial, entretanto, deve conter não só as informações objetivas, mas também informações de caráter qualitativo que demonstrem as intenções e motivações advindas do projeto pessoal de vida no seu encaminhamento profissional. Neste relato, como numa autobiografia, o candidato deve demonstrar seu perfil profissional sob uma ótica histórica, analítica e crítica.
Nas páginas textuais, conforme a estrutura do roteiro a ser seguido pelo candidato apresentado na próxima página, deve ser feita uma avaliação de cada um dos tópicos, elucidando as contribuições e o contexto histórico-cultural em que se inscrevem – este último quando for importante para um melhor entendimento dos fatos.
O memorial deve iniciar com a fase de formação do candidato e se desenvolver enfatizando os investimentos e experiências do autor, ao longo de sua vida profissional.
Acontecimentos de menor importância devem ser sintetizados e aqueles mais significativos devem ser mais detalhados de modo a demonstrar o amadurecimento intelectual relacionando-o com a produção científica, acadêmica e profissional.
O encerramento do Memorial deve ser feito, indicando os rumos que o candidato pretende seguir ou que está sendo assumido no momento atual, tendo como contexto à história prérelatada.
2. ESTRUTURA TÉCNICA DO MEMORIAL
2.1. Páginas pré-textuais
O Memorial deve conter as páginas pré-textuais com os seguintes elementos:
•
Capa (Modelo Anexo) contendo obrigatoriamente nome da Instituição; nome do candidato; título; local e ano;
•
Índice.
2.2. Páginas textuais
O Memorial deve seguir o roteiro apresentado abaixo, levando-se em conta as divisões por tópico / título, com a