A importância do estágio na formação do professor
FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
LINCENCIATURA PLENA EM BIOLOGIA
PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
ALMINAEL JOSÉ DOS SANTOS
Vitória-PE – 2013
ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
LINCENCIATURA PLENA EM BIOLOGIA
PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Vitória-PE – 2013
INTRODUÇÃO
O estágio supervisionado tende a expor o aluno frente à realidade ao qual irá enfrentar após sua formatura. É neste momento que possibilita ao estagiário em a prática a maneira correta de se comportar em uma sala de aula, como devemos tratar o aluno e como devemos trabalhar para que tenhamos êxito em nossas atividades.
O estágio torna o diálogo pedagógico aprendido na formação do aluno, capaz de produzir um trabalho de qualidade necessário para compor sua vida profissional e acompanhar as discussões e inovações surgidas na educação.
O estágio trata-se de uma ação, tal ação que aprendemos observando, imitando o modo de se trabalhar dos professores, mas também criando seu próprio modo de se trabalhar e de ser através de nossas observações críticas onde nesse processo podemos escolher a melhor forma para se trabalhar em sala posteriormente. (LIMA, M.S.L. PIMENTA, S.G. 2004).
Ao iniciar o estágio o aluno deve ter uma visão crítica do que pode vir a ser um professor em uma sala de aula, e assim tornar, mas próxima a realidade da qual sua profissão lhe exigirá a partir daquele momento. Traçando assim seu perfil profissional-pedagógico que determinará sua conduta, e relacionando o seu comportamento com o seu aluno e o conteúdo a ser explorado de forma a ser compreendido e compreender as dificuldades que por ventura virão.
O estágio é também um procedimento