A importância do estágio supervisionado na formação de professores reflexivos e críticos.
Vanessa Sales Carvalho2
O estágio supervisionado exerce grande importância na formação do professor, uma vez que lhe propicia o contato com a sala de aula e permite que sejam feitas reflexões a cerca das dificuldades de unir teoria e prática, tal experiência proporciona a base da formação docente. Segundo Barreiro, a reflexão a cerca da realidade do ensino não deve ser pautada apenas na teoria, mas desta aliada ao pensamento submetido à realidade de uma prática. O estágio opera no sentido de investigar a realidade sobre como deve ser o agir, o pensar e a prática.
Por várias vezes alunos e professores se questionam a cerca da finalidade do que estão estudando ou ensinando, isso acontece devido da formação inicial do professores que são levados apenas à reprodução de conhecimento e não à construção deste, a falta de formação continuada também é um agravante dessa questão. A formação inicial é o principio da formação da base para o exercício da atividade docente, em que permite ao professor questionamentos a cerca de sua ação educativa de forma a investigar e intervir. A construção dessa postura reflexiva permite o exercício da união entre teoria e prática na construção de conhecimento.
A união desses dois fatores é importante para definir a qualidade da formação inicial a que o aluno está sendo submetido, uma vez que ele não conseguirá a promoção dessa articulação sozinho, quando já estiver atuando na área. Em virtude disso várias pesquisas foram realizadas na área com intuito de procurar novos paradigmas formativos de professores. Segundo Barreiro, as pesquisas desenvolvidas pelas universidades facilitam a articulação entre teoria e prática além de ajudar a construir professores pesquisadores capazes de construir conhecimento e não apenas adquiri-lo e repassá-lo, uma vez que a pesquisa é o grande diferencial da universidade, visto que o aluno a freqüenta não para