Estagio e docencia
Estágio e docência em destaque
Training and teaching in focus
Júlio César Virgínio da Costa jcvc@click21.com.br PIMENTA, S.G.; LIMA, M.S.L. 2004. Estágio e docência. São Paulo, Cortez Editora, 296 p.
Estágio e docência é composto por três partes. A primeira apresenta o estágio como campo de conhecimento, visão recente para a pesquisa sobre formação docente no
Brasil. A segunda parte da obra analisa o estágio, a formação inicial e a formação continuada dos professores. E, finalmente, a terceira parte apresenta os planos e projetos de estágios em forma de sugestões para os interessados.
O livro pretende ser uma colaboração para introduzir de forma definitiva o estágio como um dos complexos componentes que envolvem a formação docente e que deve ser estudado.
O livro discute e aponta caminhos – não como uma prescrição – para as questões que norteiam a problemática relação teoria e prática na formação docente.
Na primeira parte, é elaborada a trajetória histórica de como o estágio sempre foi identificado nos cursos de formação, como a parte prática apenas, reforçando, deste modo, a visão dicotômica na formação docente entre teoria e prática. As autoras apontam uma alternativa para este enfoque tradicional, sugerindo que a prática de ensino/estágio supervisionado seja vista como uma atividade que possa ser reflexiva e não deva ser separada da teoria e da prática e vice-versa.
O livro insere uma novidade no campo de pesquisa sobre formação docente quando coloca o estágio como pesquisa e pesquisa no estágio como novas possibilidades de se ampliar os conhecimentos sobre a formação
153a155_RS02_Costa[rev_OK].pmd
153
inicial/acadêmica dos professores no Brasil. Esta abordagem, ou nova abordagem, centra-se na concepção de professor crítico-reflexivo. Desta forma, o estágio não é analisado apenas como um mero componente curricular dos cursos de formação docente.
Ainda na primeira parte, no capítulo dois, é dada ênfase ao estágio