Funções administrativas
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
titulo: CONTROLE
BLUMENAU
2013
Planejamento organizacional
Trabalho Interdisciplinar realizado no segundo semestre de Administração do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Regional de Blumenau.
Professores: Neodir Oscar Mantovani, Josani Milene Fink, Graça Sabadini, Alceu Xenofontes Lenzi, Sandro Galarça
BLUMENAU
2013
2.1.1 Controle
Segundo Sobral (2008), a função de controle é o ultimo vinculo funcional do processo de administração, que é composto também pelas funções de planejamento, organização e direção. Diz respeito aos esforços exercidos para gerar e usar informações relativas à execução das atividades organizacionais, visando detectar se estão sendo executadas de forma a alcançar os objetivos e sendo tomadas medidas corretivas sempre que houver desvios. A função de controle é manter a organização no rumo certo, conforme o planejado.
“É a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho de subordinados para assegurar que os objetivos e metas da empresa sejam atingidos e os planos formulados para alcança-los sejam realizados.” (LACOMBE, 2011. p. 45)
2.1.1.1 Fundamento, conceitos e importância do controle
Conforme Sobral (2008), a definição mais objetiva de controlar é fazer com que algo aconteça de modo como foi planejado, em um processo que busca garantir o alcance eficaz e eficiente da missão e dos objetivos organizacionais, monitorando as atividades, comparando o desempenho real com o planejado e a correção de qualquer desvio. Sem objetivos não existem padrões para avaliar o desempenho de uma organização, por isso o planejamento é tão importante pra função de controle, pois define os objetivos organizacionais e o controle verifica se esses objetivos estão sendo realizados. A função controle tem a maior