Funções Administrativas
Funções Administrativas
Natal/RN
2014.1
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. CONCEITOS DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4
2.1. Planejamento 4
2.2. Organização e desenho organizacional 4
2.3. Direção e tomada de decisões 6
2.4. Controle 7
3. CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1. INTRODUÇÃO
Quando falamos em administração o que vem a mente é gerenciar, tomar conta, ministrar, e é exatamente isto que o trabalho administrativo faz, aplica o esforço físico e mental de uma pessoa para conseguir resultados gerenciando outras pessoas, quando estudadas separadamente são denominadas funções administrativas, quando estudadas em conjunto compõem o processo administrativo. O Processo é dinâmico, é contínuo.
Apesar de diversos autores não concordarem com as definições de administração, algumas características são praticamente unânimes em aceitação: a ênfase na prática da administração, a reafirmação dos postulados clássicos, ênfase nos princípios gerais da administração, nos objetivos e nos resultados, ecletismo.
A ênfase nos princípios gerais da administração (planejamento, organização, direção e controle) segue basicamente a linha defendida por Fayol, que também havia citado alguns princípios muito válidos, considerando que ele vivia no início do século XX. Passado um século tais princípios foram atualizados e adaptados à nova realidade empresarial, formando um processo administrativo interativo, cíclico e dinâmico que foi denominado funções administrativa.
2. CONCEITOS DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
2.1. Planejamento
Existem diversas formas de expor o conceito de planejamento. Chiavenato (2000, pág. 195) diz que “planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los.” Ferreira e Souza (2001, pág. 36), em uma analogia do planejamento a um