A importância do estágio supervisionado na formação ¹ profissional de professores: uma visão docente e discente.
RESUMO
O Estágio Supervisionado é de suma importância na formação do profissional na área da educação. Contribuem para uma inter-relação entre os componentes curriculares e a prática. Este artigo tem por objetivo relatar uma experiência vivida enquanto discente num Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL. As atividades e/ou experiências, constituíram em algumas aulas práticas, numa turma de 1º ano médio, na Escola Estadual Laura Maria Chagas de Assis, situada no município de Santana do Ipanema-AL, no período de abril a julho de 2010. Podemos perceber o quanto o Estágio Supervisionado III é importante na formação de um bom profissional. Essa experiência é muito mais que o cumprimento de exigências acadêmicas. O Estágio é uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal.
Palavras chaves: Formações de Professores, Estágio Supervisionado III, Licenciatura, experiências, práticas.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta o relato de uma experiência enquanto discente num Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL.
O Estágio Supervisionado é de suma importância na formação do profissional na área de educação. Esta experiência é necessária para a educação profissional, pois oferece a oportunidade de integrar os discentes com a área onde atuarão e integrar teoria e prática, baseando-se no uso do conhecimento adquirido na vida profissional e acadêmica. “O estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e de seus saberes do dia-a-dia”. (PIMENTA E LIMA, 2004).