Relatório estagio
1.1 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA O DOCENTE
Como já é de conhecimento prévio, a experiência prática e a cognição teórica adicionais são partes fundamentais da base necessária para a formação de um docente. Sendo assim, o estágio supervisionado tem exímia importância, tamanha que é refletida em sua exigência pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96), que visa adequar profissionalmente os licenciados ao bom nível de formação que seus futuros alunos necessitam ter acesso.
O trabalho a seguir consiste na proposta de eficientes experiências como observador de sala de aula, que propiciam ao estudante a adição profissional e pessoal, inserindo-o na realidade das turmas e séries contidas em uma instituição escolar, tendo oportunidade de adquirir conhecimento prévio do perfil dos alunos atualmente e saber naturalmente os problemas a serem enfrentados, podendo basear-se nas providências por profissionais mais versados.
O objetivo do Estágio Supervisionado é proporcionar ao aluno a oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em situações da prática profissional, criando a possibilidade do exercício de suas habilidades. Espera-se que, com isso, que o aluno tenha a opção de incorporar atitudes práticas e adquirir uma visão crítica de sua área de atuação profissional (OLIVEIRA; CUNHA, 2006).
Como já é de conhecimento prévio – por vivência ou teoria – sabe-se que grande parte dos educadores são frutos de uma educação sistemática, cujo alvo fora ministrar conteúdos pragmáticos com o fim de ensinar - porém acabou por estigmatizar parte da capacidade intelectual de seus alunos por limitar sua docência à representação de um opressor que exige dos discentes apenas a reprodução da temática proposta - certamente é necessário um esforço individual do professor para transpassar a metodologia supostamente contemporânea, mas com reflexos e resquícios do ensino tradicional.
Se trazendo a presença e influência da