ESTAGIO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
BERNARDY, Katieli1; PAZ, Dirce Maria Teixeira2
Palavras-Chave: Educação. Formação de docentes. Experiência.
Introdução
A experiência do estágio é essencial para a formação integral do aluno, considerando que cada vez mais são requisitados profissionais com habilidades e bem preparados. Ao chegar à universidade o aluno se depara com o conhecimento teórico, porém muitas vezes, é difícil relacionar teoria e prática se o estudante não vivenciar momentos reais em que será preciso analisar o cotidiano (MAFUANI, 2011).
Segundo Bianchi et al. (2005) o Estágio Supervisionado é uma experiência em que o aluno mostra sua criatividade, independência e caráter. Essa etapa lhe proporciona uma oportunidade para perceber se a sua escolha profissional corresponde com sua aptidão técnica.
Esta atividade é oferecida nos cursos de licenciatura a partir da segunda metade dos mesmos, quando o graduando já se encontra inserido nas discussões acadêmicas para a formação docente e ela é apenas temporária.
O estágio supervisionado vai muito além de um simples cumprimento de exigências acadêmicas. Ele é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Além de ser um importante instrumento de integração entre universidade, escola e comunidade (FILHO,
2010). Por isso, o presente estudo foi desenvolvido a fim de trazer a publico a importância do
Estágio Supervisionado no processo de formação do profissional docente. Também relata a importância da experiência prática aliada aos conhecimentos teóricos na vida dos acadêmicos de graduação.
Material e Métodos
Este trabalho fez parte do processo avaliativo da disciplina de Estágio
Supervisionado de Biologia do Ensino Médio do Curso de Ciências Biológicas da UNICRUZ.
Foram utilizados artigos científicos e livros para fundamentar a pesquisa bibliográfica. A pesquisa ocorreu entre agosto e setembro de 2012.
1
2
Aluna do Curso de Ciências