PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
Coordenadoria de
Educação Aberta e a Distância
Produção de
Material Didático
Frederico Vieira Passos
Telma Regina C. G. Barbosa
Produção de Material Didático
cead cead Coordenadoria de
Educação Aberta e a Distância
Produção de Material Didático
01
Produção de Material Didático
Objetivo: Este material foi preparado para orientar o(a) professor(a) na elaboração do material didático a ser utilizado nos cursos oferecidos na modalidade a distancia na UFV, por meio da CEAD.
Observação: Os prazos para a realização das tarefas estipulados neste texto são aproximados, podendo ser maiores ou menores, de acordo com a complexidade e/ou com o tamanho do material original apresentado e/ou programado pelo professor.
Considerações iniciais:
O ensino presencial e a distância têm algumas semelhanças, mas também algumas grandes diferenças. Dentre essas últimas, a mais óbvia – é claro - é a presença física do professor. Na sala de aula presencial, o professor conduz o processo, com sua performance e seu carisma, sujeito a intervenções diretas e imediatas do estudante, que acrescenta e altera, algumas vezes, a forma e o rumo da exposição. Essa interatividade estudante-professor é fundamental para a compreensão do conteúdo apresentado.
No ensino a distância, a ausência física do professor não é uma medida restritiva à construção do conhecimento; pelo contrário, é um desafio à criatividade de cada um. Isso porque o professor dispõe de uma série de recursos didáticos e tecnológicos que suprem suas necessidades na exposição do conteúdo: desde vídeos e áudio-aulas - nos quais, de uma forma ou de outra, ele estará presente – até fóruns, chat e e-mails, que possibilitam questionamentos, debates e esclarecimento de dúvidas.
Assim, a qualidade do material didático produzido irá influenciar os resultados da EAD. E este é um aspecto ao qual se deve estar muito atento: se o professor na sala de aula é autossuficiente, na EAD ele
precisará