Rotatividade
2.1 A ONDA
O filme A onda conta a história de um professor colegial alemão, que passava a seus alunos fatos ocorrido durante a segunda Guerra mundial, quando os alemães massacraram milhares de pessoas através do exercito de Hitler. Em certo momento da aula os alunos questionaram este professor sobre o absurdo que foram aqueles massacres e porque a sociedade na época não se pronunciou e não lutou contra aquilo. Sem saber responder no momento, o professor se recolheu em sua casa e pensou numa forma de demonstrar aos alunos tudo oque se passou durante aquele período.
Chegando a sala de aula no dia seguinte o professor passou a criar um grupo, o qual recebeu o nome de “A ONDA”, o professor sugeriu também uma saudação para os membros do grupo, cuja qual seria reconhecida por qualquer membro deste grupo. A partir disso todos os alunos daquela classe receberam o mesmo treinamento e passaram a fazer parte de “a onda”. Foram criadas também algumas regras, onde havia uma maneira específica que os alunos deveriam utilizar para se dirigir ao professor, que a partir daquele momento passou a ser o líder do grupo. Questionamentos sobre o processo não era permitido, e as respostas aos questionamentos do líder deveriam ser rápidas e diretas.
Com o passar dos dias “a onda” foi tomando proporções maiores, mais membros aderiram ao grupo, pessoas que antes estavam isoladas ou excluídas passaram a fazer parte de um mesmo grupo, inclusive melhorando sua autoestima. Alguns passaram a ser seguidores extremos de seu líder (o professor). Gritos de guerra foram criados e eram usados, a saudação criada era utilizada em todos os lugares onde membros de “a onda” se encontrassem, faixas e cartazes eram utilizados para expressar a presença do grupo no colégio. Todos os membros do grupo eram iguais perante si as decisões tomadas e as orientações repassadas pelo líder eram cumpridas a risca pelos membros.
Porém certo dia uma aluna passou a se sentir desconfortável com tal