Controle de estresse
Há várias maneiras de identificar um individuo estressado. Entre os diversos sintomas, podemos destacar alguns mais comuns:
1. Mudança de personalidade ou comportamento: o individuo em um momento de muita pressão pode se tornar muito agressivo, ter lapsos de memória ou gaguejar. Torna-se perfeccionista ao extremo e exigente. Podem cair no choro sem qualquer explicação, mas também ter seus acessos de raiva.
2. Workaholismo: Um workaholic tem dificuldade em tirar férias. Passa maior parte do seu tempo livre trabalhando e vive se preocupando com problemas da empresa. Tem dificuldade em dormir e se acorda no meio da noite, continua a trabalhar. Ele não se alimenta bem e tem seus relacionamentos familiares e laços de amizades são prejudicados. Fica irritado quando não trabalha e está propenso a várias doenças como ulcera, ataque cardíaco, pressão alta, entre outras doenças. Um workaholic a curto prazo pode ser uma grande aquisição para uma empresa, mas a longo prazo ele precisa de apoio e orientação.
3. Sinais de doenças física e mental: quando um individuo encontra-se sob grande pressão, é fácil descobrir seu ponto fraco. Basta observar pessoas que trabalham com quem trabalha e poderá analisa-la tão facilmente quanto um médico. Indigestão, ataques de asma, dores de cabeça estão entre os principais sintomas físicos que mostram que uma pessoa já ultrapassou seu limite de estresse.
4. Observe o modo como as pessoas caminham, se movem e sentam: Uma pessoa muito estressada caminha com os ombros inclinados, a cabeça baixa e pescoço inclinado para frente. Os dentes ficam cerrados e a respiração difícil. Há sempre tensão em suas atitudes: roem unhas, as mãos ficam tensas, cruzam as pernas e a que fica por cima está sempre balançando para cima e para baixo ritmicamente. Podem brincar com lápis até quebrá-los ou com prendedores e deixá-los deformados. Trabalham como robô recusando olhar para outras pessoas e demonstra