Rotatividade de pessoal
A rotatividade de pessoal, tambem chamada de turnover, nada mais é do que a saída ou desligamento de pessoal da organização.
Evitar ou reduzir a rotatividade de pessoal dentro da organização é uma grande preocupação da área de recursos humanos. Existem varias razões que motivam a rotatividade, entre elas destacam-se:
• Insatisfação dos funcionários com a remuneração e as oportunidades oferecidas pela organização;
• Processos de recrutamento, seleção e contratação deficientes;
• Falta de envolvimento entre gerencia e funcionários;
• Busca de uma melhor colocação profissional;
Altas taxas de rotatividade provocam elevados custos diretos e indiretos desnecessários. Despesas com recrutamento e seleção fazem parte dos custos diretos, já os custos indiretos podem ser bem maiores. Eles podem ocorrer por redução da produção, desperdícios, acidentes, declínio da coesão e moral dos trabalhadores e perda de clientes.
Quando as altas taxas de rotatividade são causadas por contratações erradas, podem ser sinalizadores de que a administração de recursos humanos precisa melhorar suas técnicas de seleção. A melhor triagem começa com a habilidade de antecipar a necessidade de novas vagas, o que permitira maior busca e seleção de pessoal qualificado para os novos postos de trabalho, ou para substituir antigos empregados.
Absenteísmo
O termo "absenteísmo" é usado para designar as ausências premeditadas de trabalhadores no processo de trabalho. Por trás do índice de absenteísmo pode-se encontrar uma variada gama de problemas que interferem diretamente na qualidade de vida do funcionário e, portanto, em seu desempenho e assiduidade. Estes problemas podem ser de natureza pessoal, biológica, ambiental, social, familiar, financeira, funcional e, inclusive, estarem relacionados à própria estrutura organizacional.
O índice de absenteísmo, é tão importante quanto ao índice de rotatividade, porque o referido índice é o termômetro de ausências