Rotatividade De Pessoal
Rotatividade de Pessoal
Turn Over
Bruna Carrijo Franco
Pauliane de Oliveira
Silvia Regina de Oliveira Macedo
Viviane Araújo Correa
Mineiros, 2014
Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES
Rotatividade de Pessoal
Turn Over
Sumário
Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES 2
Introdução 4
Rotatividade de Pessoal (turn over) 5
Causas 6
Custos 7
Redução da Rotatividade de Pessoal 9
Conclusão 10
Bibliografia 11
Introdução
O termo rotatividade de pessoal, ou turn over, é usado para definir a flutuação de pessoal em uma organização, e é o resultado da relação entre as admissões e os desligamentos, com o número médio de integrantes na instituição.
Em toda organização saudável é normal ocorrer um pequeno volume de entrada e saída de pessoas, reflexo de uma movimentação simples, para manutenção do sistema.
Com o aumento da concorrência, cresce a necessidade por bons profissionais, sejam eles operacionais ou estratégicos e os poucos que se encontram nem sempre apresentam todo o conhecimento necessário, sendo essa uma das principais causas do desligamento de colaboradores das organizações.
Rotatividade de Pessoal (turn over)
Rotatividade de pessoal, também conhecida por turn over, é a relação entre as admissões e os desligamentos de profissionais ocorridos de forma voluntária ou involuntária, em uma organização, em um determinado período.
O turn over pode significar investimentos perdidos, desperdiçados, que não retornam a empresa, podendo afetar profundamente o nível de produtividade, a continuidade da empresa e seus resultados, além do custo elevado do processo de desligamento e de novas admissões.
Chiavenato (1999) aborda a rotatividade de pessoal como uma despesa que pode ser evitada se houver mais critério e atenção na seleção de mão de obra. A rotatividade alta reflete na produção, no clima