Rotatividade de pessoal
ROTATIVIDADE DE PESSOAL
São Paulo
2012
UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO/ANHANGUERA
ESTUDO SOBRE A ROTATIVIDADE DE PESSOAL NA EMPRESA ALSTOM GRID ENERGIA LTDA.
Pré-projeto sobre a rotatividade de pessoal, exigido na disciplina de Estágio no curso de Administração de Empresas da Universidade Bandeirante de São Paulo - Anhanguera.
Orientador (a): Prof. Ms. Maria Clécia Socióloga - Mestra Comunicação Social
São Paulo
2012
3
RESUMO
Neste trabalho o objetivo é apresentar algumas causas da rotatividade de pessoal na empresa Alstom Grid Energia LTDA.
Umas das causas de rotatividade estão nos estagiários da empresa, que não tem motivações de que serão contratos no fim do contrato, e acabam buscando novas oportunidades em outras empresas. Alguns dos contratos encerram-se até mesmo antes do término de dois anos. Já com os funcionários da empresa o que acontece é que a empresa está em fase de mudança, acabou de ser vendida, e não se sabe como vai ficar os setores da empresa, muitos estão sendo integrados a outras filiais da empresa, e com isso muitos funcionários não estão esperando para saber o que vai acontecer “amanhã”.
Conversando com alguns funcionários percebi que essas mudanças fazem com que eles se sintam inseguros e desmotivados de continuarem na empresa.
Pode se concluir que a rotatividade excedente ou desnecessária é bastante onerosa para a organização e precisa ser analisada em profundidade, porém certa rotatividade de pessoal é inevitável e pode ser até saudável para organização. A área de gestão de pessoas deve manter um olhar investigatório para esta