Mito da caverna
O filósofo ao voltar para caverna para mostrar aos que ficaram lá que aquilo que eles viam e viviam não era o real acabou sendo taxado como louco e morto depois. O que representa de certa forma a dificuldade que temos em enxergar a verdade, porque acredita que o mundo sensível é o mundo real, o único verdadeiro. Os elementos ditos como o real estão presentes há muito tempo na nossa realidade, dificultando a percepção das influencias que sofremos de uma forma ou de outra da ideologia/realidade em que estamos inseridos.
O mito da caverna nos faz refletir sobre a vida. Platão queria que nos conscientizar de que não devemos dar valor apenas as coisas terrenas (coisas materiais), e sim que procurássemos nos libertar do que nos foi imposto.
Presos em uma ideologia, nos fechamos para as outras formas de ser/pensar nos privando do conhecimento. Um meio de alienação bastante usado nos dias de hoje é a televisão, que nos influencia a seguir tendências, no modo de pensar, de que acreditar, no que devemos achar que é certo ou errado nos tornando escravos da mídia. Buscar outras formas