Rostos da infancia
Tema: “Os Diversos rostos da infância” e suas respectivas Formas de Educação.
Introdução:
“As cobranças excessivas e as novas demandas sociais, que recaem sobre professores, se ligam à reorganização sociológica da família que, nos tempos atuais, tem transferido para a escola responsabilidades que antes lhes pertenciam, pressionando os docentes a assumirem diferentes e novos papéis”.
Palavras-chave: Criança; Família; Educação
*Auxiliar Administrativo – Empresa Central de Tratamento e Resíduos Boa Hora – Sertãozinho – São Paulo (R.A.:2041975177). E-mail: marina_dandrea@hotmail.com.
**Educadora infanto-juvenil – Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires – São Paulo (R.A. 109148918). E-mail: nilvaniareis2009@hotmail.com.
*** Educadora infanto-juvenil – Empresa Privada de Santo André – São Paulo(R.A.: 2070113155).E-mail: tgjtm2@hotmail.com
Nos dias atuais a família tem se perdido muito, devido a dificuldades financeiras, a mulher tem sido obrigada a deixar seu lar e seus filhos na responsabilidade de outros, seja em instituições institucionais públicas ou privadas. E na maioria dos casos, a responsabilidade que seria dos pais é transferida para os outros
Quando essa criança chega à instituição é necessário que haja profissionais preparados para recebê-la. Dai a importância dos educadores terem a orientação continuada e o mais importante, ver cada aluno na sua particularidade, porque cada criança tem vivências diferenciadas, pois existem vários grupos sócio-culturais distintos nas diversas classes sociais, sendo questionável a adoção de um único modelo de ensino, mesmo que a intenção seja direcioná-lo a favor dos interesses das classes populares para se atingir a maioria da população. A verdade é que, por mais parecidas que sejam as carências desses alunos, são