Roger agnelli e a cvrd
1) A privatização da CVRD foi um processo conturbado. Quais os argumentos dessa organização? Pesquise informações complementares.
A CVRD foi criada em 1942 pelo governo Vargas e buscava o fortalecimento da industria de base no Brasil. Tal industria era um dos pilares da política desenvolvimentista de Vargas, visando a industrialização do país, tendo uma postura favorável ao controle estatal de empresas como CVRD, CSN, Petrobras e outras. O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) que se colocava contra a desestatização da empresa, publicou em seu site no dia 20/08/2007 (http://www.pstu.org.br/nacional_materia.asp?id=7260&ida=0), que a CVRD faz parte da soberania nacional, tem função de desenvolvimento econômico social importante através de pagamentos de royalties, defendendo ainda, que deve ser de controle do Estado os lugares e as maneiras de exploração do solo brasileiro. A favor da desestatização, em 1997 Fernando Henrique Cardoso privatiza a CVRD como parte do Programa Nacional de Desestatização. O processos adotados enquanto empresa estatal eram burocráticos, cercadas de interesses políticos que influenciavam nas decisões da empresa fazendo com que oportunidades de negocio fossem perdidas por falta de agilidade na tomada de decisão. Existiram ainda por parte daqueles a favor da desestatização da CVRD argumentos de que o Estados deveria deixar a função de empresário; que privatizar a empresa não significaria privatizar o solo brasileiro; a empresa não tinha importância estratégica no desenvolvimento econômico e social do país e; livres de burocracia, a mineradora produziria mais, pagaria mais impostos e geraria mais empregos.
2) Dê exemplos de cada uma das habilidades gerenciais que, segundo Kartz, Roger Agnelli, demonstrou possuir na condição de administrador do Bradesco e da CVRD.
Agnelli é comunicativo o que demonstra saber envolver as pessoas, sem que se peque a comunicação entre todas as partes