Roger agnelli e a cvrd
1) A privatização da CVRD foi um processo conturbado. Quais os argumentos utilizados a favor e contra a desestatização dessa organização ? Pesquise informações complementares.Resposta : A Vale do Rio Doce Como empresa estatal desenvolveu um processo de gestão extremamente burocrático, fazendo com que muitas oportunidades que necessitavam de respostas imediatas fossem perdidas. As decisões sempre foram muito centralizadas pelos administradores de topo. Interesses políticos influenciavam as decisões na CVRD. Nomeações de diretores e alocação de recursos eram influenciadas por autoridades políticas. E a manipulação da empresa como instrumento político limitou seu crescimento.
Argumento a favor – A privatização da CVRD deixou de ser cabide de empregos com intenções políticas. Gerou empregos com pessoas qualificadas. A expansão da empresa e o aumento da arrecadação de impostos possibilitaram que o estado possa utilizar estes recursos no seu desenvolvimento e crescimento econômico.
Argumento contra – O valor da venda das ações foi incompatível com a sua capacidade, Não se achava certo que as empresas estatais que deveriam estar a serviço do desenvolvimento do país, considerou que o país perderia todo o poder sobre suas riquezas e estaria submisso aos interesses privados.
2) Dê exemplos de cada uma das habilidades gerenciais que, segundo Katz, Roger Agnelli demostrou possuir na condição de administrador do Bradesco e da CVRD.Resposta: Habilidades conceituais: tomou a decisão de ocupar o cargo de diretor administrativo da companhia, acertou nas decisões e estratégias utilizadas.Habilidades humanas: boa comunicação, facilidade de se relacionar, motivar e influenciar.Habilidades técnicas: negociador nato, diversificou e expandiu a produção no setor de mineração, internacionalizando a companhia.
3) De que maneira as habilidades gerenciais mencionadas foram se tornando mais ou menos relevantes ao longo do percurso profissional