Cinética química
Cinética Química:
É o estudo da velocidade das reações químicas e dos fatores que influem nessa velocidade. Em cinética química, admite-se uma fase intermediaria entre reagentes e produtos, em que se forma o complexo ativado. A velocidade de uma reação é expressa na medida da rapidez com que os reagentes são consumidos e que os produtos são formados.
Cinética química quanto aos fatores que interferem na velocidade da reação:
Segundo Mortimer (2007) a rapidez ou velocidade com que se formam ou rompem as ligações dependem da natureza dos reagentes.
Superfície de contato:
Se numa reação atuam reagentes em distintas fases o aumento da superfície de contato entre eles aumenta a velocidade das reações. Considerando, por exemplo, uma reação entre uma substância sólida e uma líquida, quanto mais reduzida a pó estiver a substância sólida, maior é a superfície de contato entre as partículas de ambas as substâncias e, portanto, maior é a possibilidade de essas partículas colidirem umas com as outras.
Concentração dos reagentes:
O aumento da concentração dos reagentes promove o aumento do número de colisões entre as moléculas. Isso faz com que a probabilidade de colisões efetivas acontecerem para a formação do complexo ativado seja maior. Logo, quanto maior a concentração dos reagentes, maior será a velocidade da reação.
Temperatura:
Temperatura: Grau de agitação das partículas que aumenta a probabilidade de colisões. Com o aumento da temperatura, também aumenta o número de moléculas com energia igual ou superior a energia de ativação. Havendo mais moléculas com energia maior ou igual a de ativação, aumenta a velocidade da reação. Com o aumento da temperatura, as moléculas se agitam mais, fazendo com que a probabilidade de colisões efetivas aumente. Assim, a velocidade da reação aumenta. Alimentos na geladeira demoram muito mais para estragar do que no ambiente, isso porque as reações químicas feitas