Rococó - Moda
Rococó
O Rococó teve início na França como um ‘’desdobramento’’ do Barroco, ocorreu entre os anos de 1730 até 1789, durante a insurreição da Revolução Francesa. A palavra Rococó significa prazer imediato. Segundo Stephen Jones: ‘’O prazer era o princípio da arte Rococó que visava deleitar uma sociedade ociosa, na qual ser tedioso era o único pecado. A vida era baseada nos prazeres profanos da aristocracia francesa.
Frivolidade, elegância, sensualidade discreta e exuberância são as principais características do período. As cores delicadas e em tons pastéis também fazem parte do período. O vermelho intenso e o turquesa do Barroco desaparecem. Há abundância de formas, curvas e de elementos decorativos como flores, frutas, laços, conchas e arabescos. Os exageros do Barroco permanecem no Rococó, porém, com uma leveza maior.
A transição entre o Barroco e o Rococó foi chamada de Regência (1715 – 1730). Nesse período a roupa passa a ser mais leve e confortável. No vestuário feminino as mudanças foram drásticas, enquanto que no masculino só detalhes foram alterados. A moda foi influenciada pelas novas linhas da arte e esteve associada à figura de Luís XV. As mudanças ocorreram principalmente nos penteados. O volume das perucas diminuiu. Elas eram empoadas com pó branco, tinham um rabo-de-cavalo preso por um laço de fita de seda preta e eram feitas de crina de bode ou de cavalo e de fibras vegetais. As mulheres não usam perucas, os adornos eram feitos com o próprio cabelo, apenas com enchimentos de crina de cavalo. Seus penteados inicialmente eram baixos e também empoados, no entanto o que marcou o período foram os penteados grandes, surgidos com o passar do tempo. Eles chegaram ao extremo exagero.
Era muito comum o uso de chapéu de tricórnio preto (chapéu com três pontas) e o uso de maquiagem leve, com as bochechas rosadas. Luvas e leques também eram usados.
O uso de rendas manteve-se tanto para homens quanto para mulheres. Babados, fitas e flores