Barroco e Rococó: A era do ornamento
Ziger, Cristiane Paula; Graduando; Faculdade IDEAU cristianeziger@gmail.com Resumo: O presente documento apresenta a fusão associada à releitura do surgimento e história do barroco bem como suas obras e sua introdução à moda a partir do inverno internacional de 2012. Este se fez o estilo mais suntuoso e ornamentado da história da arte e difundiu-se em escala mundial (1600-1750). Nessa concepção, a tendência barroca na moda está se fazendo da mesma maneira e, será avaliada na presente pesquisa de natureza exploratória.
Palavras-chave: barroco, história, releitura, moda.
1 Introdução
A arte barroca é marcada pelo exagero. Seu propósito era impressionar os sentidos do observador baseaado no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio. Assim, as obras se destacavam pelos violentos contrastes de luz e sombra. Além disso, as pinturas traziam efeitos ilusionistas, além das características como amplitude, contorção e a exagerada riqueza ornamental, ausência de espaços vazios e o gosto pela teatralidade.
Na moda, o barroco surge refletido no exagero de informações: crash de texturas, mix de estampas, hibridismo, exagero das proporções, sobreposições, transparência, brilho. Com o sucesso nas passarelas em 2012, não demorou para que as peças estampassem capas de revista no mundo todo. A mistura de preto com dourado é a representação mais forte do barroco na moda. A releitura desta ramificação da arte mundial na moda feminina resulta em peças ornamentadas que causam emoção, fetiche, riqueza e ostentação para quem as vê.
2 Barroco e Rococó
O período da expressão pela arte barroca (1600-1750) tinha como elemento comum a sensibilidade e o absoluto domínio da luz para obter o máximo impacto emocional (STRICKLAND, 2004, p.46). Iniciada em Roma pelos papas católicos, os quais financiaram magníficas catedrais para manifestar o poder da fé católica