moda
ROCOCO
HISTÓRIA DA MODA
Rococó
O Renascimento Cultural deu o pontapé para o surgimento da Revolução Científica no século XVII, e esta funcionou como base e meio para o surgimento do Iluminismo no século XVIII, no período conhecido como Rococó.
Este período foi tido como o apogeu da modernidade.
Os iluministas eram pensadores que buscavam, através da razão, compreender a natureza e a sociedade e o lugar onde tudo começou foi Paris, divulgando o pensamento para o restante da Europa e América do Norte.
As palavras de ordem eram razão e liberdade, e se propagaram para os campos político, social e econômico.
ARTES:
A arte do Rococó também teve seu início na França e foi considerada o exagero do exagero, com total falta de moderação. Mas apesar disso, também teve muito requinte, manifestando-se pela leveza e delicadeza. Foi uma arte muito aristocrática, trabalhando com diversos ornamentos.
O divertimento de jovens burgueses no jardim: um traço característico do estilo rococó.
Rococó é o estilo artístico que surgiu na França como desdobramento do barroco, mais leve e intimista que aquele e usado inicialmente em decoração de interiores.
1
Desenvolveu-se na Europa do século XVIII, e da arquitetura disseminou-se para todas as artes. Vigoroso até o advento da reação neoclássica, por volta de 1770, difundiu-se principalmente na parte católica da Alemanha, na Prússia e em Portugal.
Os temas utilizados eram cenas eróticas ou galantes da vida cortesã (as fêtes galantes) e da mitologia, pastorais, alusões ao teatro italiano da época, motivos religiosos e farta estilização naturalista do mundo vegetal em ornatos e molduras.
O termo deriva do francês rocaille, que significa "embrechado", técnica de incrustação de conchas e fragmentos de vidro utilizadas originariamente na decoração de grutas artificiais. Na França, o rococó é também chamado estilo Luís XV e Luís XVI.
Características gerais:
• Uso abundante de formas