matriz economia
O Sistema Mundial Contemporâneo
Mundialização diz respeito ao sistema económico mundial e à sua extensão e interdependência entre todos os territórios do mundo. Globalização abarca todas as dimensões de vida. Corresponde à integração da vida política, económica e social dos países do mundo.
Acontecimentos históricos que contribuíram para a globalização:
Queda do Muro de Berlim (1989) e dissolução do bloco soviético;
Fim da Guerra Fria e do sistema de bipolarização das relações internacionais (EUA / Europa Ocidental VS União Soviética / Europa de Leste);
A cena comunista deixou o sistema de economia planificada para se abrir ao sistema capitalista internacional;
A nível tecnológico, introduziram-se importantes alterações no transporte de mercadorias em grandes quantidades, assim como de pessoas a longas distâncias, para além da implementação de uma rede global de telecomunicações, assente na Internet, cabos submarinos internacionais e comunicações sem fios;
Liberalização dos mercados – os mercados apresentam uma cada vez maior desregulamentação, tendo por base as regras de operação das economias dominantes (EUA / EU / JAPÃO), surgindo reforçadas as grandes empresas transnacionais que, para além do seu poder económico, ganham agora um importante poder político capaz de considerar as políticas dos Estados.
Fases da Globalização:
1ª fase – Corresponde à época da expansão colonial marítima, em que se ocupavam sobretudo regiões litorais dos continentes na ótica do mercantilismo. 2ª fase – Após a revolução industrial, os impérios coloniais procuraram expandir-se para o interior dos continentes – iniciou-se um grande comércio internacional de matérias primas e energias. 3ª fase – O processo atual da globalização (desde os anos 80 do século XX), numa ótica capitalista transnacional, em que a Divisão Internacional do Trabalho se aplica a praticamente todos os países do mundo.
Dimensões do processo de globalização:
Dimensão