História da moda e do vestuário- perido rococo
651 palavras
3 páginas
O Rococó desenvolveu-se no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de 1715, após a morte de Luís XIV, começou nas artes depois fortemente influenciado para a moda naquela época. O termo rococó originou-se da palavra francesa rocaille que em português significa concha, é um tipo de ornamentação de superfície com pedras, conchas, flores e plantas sem regularidade geométrica.As cores são claras, substituindo as cores fortes do barroco, as texturas da seda, o veludo e os brocados dão elegância às roupas, tanto nas femininas como nas masculinas, os tons pastéis predominam, inclusive em aplicações nas perucas brancas.
No masculino o volume das perucas diminui; elas agora são empoadas, longas, penteadas para trás, presas (rabo de cavalo ou tranças) . Ocorre a eliminação das abas frontais do casaco e são usados os fraques: casaco desprovido de abas dianteiras. Usava se frequentemente coletes, casacos e calças. São usados chapéus Tricórnio, um chapéu de três pontas (levado na mão ou no braço). São usadas bengala e espada. Surgem pequenas bolsas nos cintos; usa-se pintas artificiais. As mulheres exageram nas alturas dos penteados e usam vestidos com anquinhas laterais (PANIERS: enchimentos laterais nos quadris ). O espartilho usado era fechado nas costas e elas usavam leques em recintos fechados e sombrinhas para rua. Usavam o FICHU para cobrir o busto, que era um tecido branco quadrado, dobrado em triângulo.
Na cultura se destacou com mais liberdade de expressão de movimentos, da sensibilidade(...) eles se recusavam a ver o lado ruim da vida, buscando unicamente um efeito estético, livre de qualquer fim unitário, num culto a beleza. No Rococó os traços característico foi o excesso generalizado no culto à aristocracia, o militarismo, à decoração e ao erotismo,ficou conhecido na historia como “A época galante”.
²² Quanto mais ricos maior era a ornamentação e mais exagerado era a peça(mais comum nas mulheres) Saias extremamente volumosas,