Iluminismo
Idade Moderna
SÉCULO XVIII
IDÉIA DO ILUMINISMO
Escritores do período, convencidos de que emergiam de séculos de obscurantismo e ignorância para uma nova era, procuravam compreender a natureza e a sociedade iluminados pela razão, a ciência e o respeito à humanidade. Apogeu da idade moderna e passou a ser conhecido como o Século das Luzes. Paris foi o início dessa filosofia, depois foi se espalhando por toda Europa e América do Norte.
O Iluminismo representava uma atitude, uma maneira de pensar, pois havia o desejo de reexaminar e pôr em questão as idéias e os valores recebidos, com enfoques bem diferentes, daí as incoerências e contradições entre os textos de seus pensadores.
Os burgueses foram os principais interessados nesta filosofia, apesar do dinheiro que possuíam, eles não tinham poder em questões políticas devido a sua forma participação limitada.
O Iluminismo marcou um momento decisivo para o declínio da Igreja e o crescimento do secularismo atual, assim como serviu de modelo para o liberalismo político e econômico e para a reforma humanista do mundo ocidental.
As artes evoluíram do Barroco para o ROCOCÓ. O período de transição entre essas duas artes é chamado de Regência.
Terminou com o início da Revolução Francesa de 1789.
Rococó
Estilo Rococó, origina-se da palavra francesa rocaille, que significa ―concha‖. Associado ao rei Luís XV.
Caracterizou-se pelo abuso de ornamentos como flores, conchas e plantas, tendo expressão de liberdade de movimento, da sensibilidade e do espírito típico da época.
Pode ser considerado ―o exagero do exagero‖, apesar de ter sido uma arte requintada, expressando leveza e delicadeza. Privilegiou valores ornamentais e decorativos e toda essa beleza e ostentação foi transportada para a moda. O retrato do momento é o de uma aristocracia ociosa, que levava uma vida extremamente luxuosa.
MODA
Indumentária elegante e delicada,