Robótica
Robótica é um ramo educacional e tecnológico que engloba computadores, robôs e computação, que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos eléctricos. A ideia de se construir robôs começou a tomar força no início do século XX com a necessidade de aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos. É nesta época que o robô industrial encontrou suas primeiras aplicações, o pai da robótica industrial foi George Devol. Devido aos inúmeros recursos que os sistemas de microcomputadores nos oferece, a robótica atravessa uma época de contínuo crescimento que permitirá, em um curto espaço de tempo, o desenvolvimento de robôs inteligentes fazendo assim a ficção do homem antigo se tornar a realidade do homem atual.
Descrição do Equipamento
Controle O controle é o “cérebro” ou “inteligência) de qualquer projeto mecatrônico ou robótico. Todas as partes devem ser controladas por circuitos eletrônicos capazes de realizar as seguintes funções básicas: Controle de Posição, controle cinemático, controle dinâmico, controle adaptativo e controle externo.
Movimento Os robôs podem se mover de um lugar para outro usando pernas, rodas ou esteiras. As pernas podem ser movimentas pelo uso de solenóides, motores, SMAs(*), etc.
Manipulação Os robôs e outros dispositivos mecatrônicos não têm mãos. Eles usam garras para manipular os objetos. As garras são controladas por circuitos eletrônicos. Os movimentos das garras podem ser obtidos através de motores, solenóides, SMAs etc. Na figura abaixo mostramos alguns tipos de mecanismos usados em garras
Sensores Os robôs e outros dispositivos mecatrônicos se interam do que ocorre no mundo exterior através de sensores. Os sensores são de grande importância já que eles podem transmitir informações sobre as