ferramentas de qualidade - fundamentos da administração
Cheklist
Através do grande número de insatisfações dos clientes, foi possível classifica-los em 6 categorias e quantificá-los gerando assim um controle das reclamações mais frequentes.
Histograma
Após criar uma tabela simples com os tipos de reclamações e a quantidade, foi possível criar um histograma que mostra de forma clara as insatisfações dos clientes.
Diagrama de Pareto
Utilizando os dados das reclamações foi possível calcular a frequência acumulada, a porcentagem das reclamações e a porcentagem acumulada. Criando logo em seguida o diagrama de Pareto que exibe em ordem decrescente as porcentagens das reclamações.
Diagrama de causa e efeito
Com o diagrama acima é possível notar as categorias das reclamações com alguns tópicos de problemas encontrados em cada insatisfação.
Produtos faltando: Com a melhoria da organização dos produtos, ficará evidente quando algum estiver em falta tanto na prateleira, quanto no estoque. Melhorar a localização dos produtos também ajudará no momento que o cliente esteja procurando algum.
Produtos estragados: Deve-se aumentar a fiscalização nos produtos que estão expostos, de modo que eles não vençam a data de validade e que seja possível a troca caso algo o estrague antes que algum cliente o compre.
Problemas com a loja: manter o ambiente sempre limpo é um ótimo passo para atrair mais clientes e proporcionar um local agradável. Investir em expansão também retorna lucro, possibilitando um local que agregue mais clientes. A manutenção dos equipamentos dentro do estabelecimento também torna o ambiente mais agradável.
Problemas com o atendimento: A capacitação dos funcionários deve ser feita de forma disciplinada, proporcionando funcionários capacitados a exercer suas funções de forma plena e correta.
Problemas com filas: Ao aumentar o espaço do estabelecimento, deve-se investir em mais equipamentos que cubram a área aumentada, como por exemplo, caixas