Roberto Landell
Horicam Vitor C. Pereira
Sob orientação da professora Fernanda Vasques.
Universidade Católica de Brasília
Resumo Padre Landell foi um cientista brasileiro do séc. IXX, ele era um gênio na vanguarda dos estudos de tecnologias jamais vistas à época, como a transmissão de som sem a necessidade de fiação. Apesar de sua genialidade, nunca foi devidamente reconhecido pelo mundo, e sofreu com o preconceito da própria Igreja Católica, quando não era perseguido, era ignorado. Em homenagem a um dos maiores inventores do mundo, questiono quais as consequências da perseguição e falta de fé nas ideias e experiências de Roberto Landell de Moura.
Palavras-Chave
Padre; Física; Química; Dom Pedro II; Ondas Hertzianas (Landellianas); Efeito Fotoelétrico.
1.Introdução
Neste trabalho vamos explorar a vida e obras de Roberto Landell de Moura, cientista brasileiro que vivia uma vida paradoxal com sua “profissão” de Padre. Falo sobre a ignorância do império brasileiro, que ignorou um dos maiores gênios que já pisaram em terras brasileiras e o deixou ao esquecimento. Resultando no abandono de seus estudos e na solidão de um homem que merecia muito mais do que teve em vida.
2.Objetivo
Questionar a atitude de certas autoridades e a Igreja, que obstruíram a evolução de grandes estudos por parte do Padre, e abrir uma discussão em torno da ideia de que, se tivesse recebido apoio, o Padre Landell poderia ter recebido prêmios ou no mínimo reconhecimento justo em vida pelos seus esforços. Quero mostrar também que é possível superar qualquer tipo de limite, físicos, mentais e morais; e que mesmo em meio a dificuldades e desprezo é possível perseguir o próprio sonho.
3.Justificativa
Alguém que fez tanto pelo mundo, com o simples objetivo de melhorar a realidade da humanidade e aprimorar os conhecimento a cerca da comunicação, merece muito mais que simples homenagens, merece um lugar de honra na comunidade cientifica mundial.
4.Métodos e