Landell
Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
História da Comunicação
Pesquisa sobre: “Roberto Landell de Moura”
Stephanie Benjamim Turma 702 N
INTRODUÇÃO
Estudo histórico sobre o Padre Roberto Landell de Moura, buscando descrever a vida, dificuldades enfrentadas na época como pesquisador e seus inventos. Identifica os inventos patenteados por Landell de Moura, apontando suas principais características. Faz comparação sobre as realizações dele e as do italiano Guglielmo Marconi, principal “concorrente” do pesquisador brasileiro, e considerado o precursor do rádio. E estabelece análise ao não reconhecimento nacional de Landell de Moura.
VIDA DE PADRE ROBERTO LANDELL DE MOURA
Roberto Landell de Moura, nascido aos 21 de janeiro de 1861, em Porto Alegre, estudou com os Jesuítas de São Leopoldo a partir de 1879 antes de seguir para a Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Seguiu para Roma, em companhia do irmão Guilherme e estudou Teologia, Física e Química e também se tornou sacerdote católico em 1886. Ainda em Roma, iniciou os estudos de física e eletricidade. No Brasil, substituiu algumas vezes o coadjutor do capelão do Paço Imperial, no Rio de Janeiro e tinha diálogos científicos com D. Pedro ll. Landell de Moura também serviu a uma série de cidades dos Estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo como Porto Alegre, Uruguaiana, Santos, Campinas, São Paulo, Mogi das Cruzes. Como autodidata continuou seus estudos e realizou as suas primeiras experiências públicas na cidade de São Paulo, no final do século XIX. Aqui, ele ficava isolado dos grandes centros de pesquisas da época, especialmente França, Inglaterra e USA, só tomando conhecimento dos avanços tecnológicos que ali ocorriam meses depois pelas poucas publicações que chegavam ao nosso país.
RELIGIÃO X CIÊNCIA
O avanço que ocorreu no campo da Ciência foi uma reação contra a Religião, contra a Escolástica, contra a própria Metafísica. A cultura passou a ser