A vida de Landell de Moura
São Paulo
2014 A vida de Landell de Moura
Roberto Landell de Moura nasceu em Porto Alegre, em 21 de janeiro de 1861. Roberto Landell de Moura era o quarto de quatorze irmãos, sendo seus pais o Sr. Ignácio José Ferreira de Moura e Sara Marianna Landell de Moura.
Roberto Landell de Moura transferiu-se para o Rio de Janeiro. Em companhia do seu irmão Guilherme, seguiu para Roma, matriculando-se ambos a 22 de março de 1878 no Pontifício Colégio Pio Latino-Americano. Simultaneamente cursou a Pontifícia Universidade Gregoriana, como aluno de Física e Química. Foi nesta Universidade, regida pelos padres jesuítas que Roberto Landell de Moura fez seus estudos de Física e Química.
Foi ordenado padre secular em 28 de outubro de 1886, celebrando a sua primeira missa nesse mesmo dia. Desligou-se do Pontifício Colégio Pio Latino-Americano a 29 de dezembro do mesmo ano.O Padre Roberto Landell de Moura retornou ao Rio de Janeiro, vindo de Roma, no vapor Senegal, chegando no dia 07 de fevereiro de 1887, passando a residir no Seminário São José.
Em dezembro de 1899, o Padre Roberto Landell de Moura, então vigário de Sant’Anna, estava construindo um grandioso prédio que denominou de “A Polymathica”. O prédio abrangeria quatro edifícios ligados entre si: um Internato, um Externato, um Grêmio e a Proletária. O Internato teria por fim receber as filhas das famílias abastadas da sociedade, onde lhes seria ministrada uma educação completa; a Proletária acolheria as filhas dos operários, dos artistas, dos pobres, que aprenderiam os trabalhos e prendas domésticas em relação com o seu estado; o Externato receberia as filhas dos pobres e as filhas dos ricos, que não quiserem ser internas; o Grêmio seria finalmente um lugar de refúgio para as jovens e senhoras piedosas que não se sentem com vocação para a vida religiosa, mas que não querem viver no mundo, preferindo um abrigo em que possam prestar serviços e levar uma existência mais de conformidade com os conselhos