landell de moura um homem a frente do seu tempo
LANDELL DE MOURA:
UM HOMEM Á FRENTE DO SEU TEMPO
SÃO PAULO
2013
FIAMFAAM
LUANA CRISTINA FERREIRA DA SILVA
LANDELL DE MOURA:
UM HOMEM Á FRENTE DE SEU TEMPO
Padre Landell de Moura. (http://www.landelldemoura.qsl.br/)
INTRODUÇÃO
Em 21 de Janeiro de 1861, em Porto Alegre (RS), nasce Roberto Landell de Moura, filho de José Ferreira de Moura e Sara Mariana Landell de Moura.
Com seu pai, Landell estudou as primeiras letras, logo depois estudo na Escola Pública do Professor Hilário Ribeiro e em seguida no Colégio Fernando Ferreira Gomes. Aos 11 anos de idade, estudou no Colégio dos Jesuítas em uma cidade próxima de Porto Alegre e concluiu o curso de Humanidades (equivalente ao Ensino Médio).
Landell mudou-se para o Rio de Janeiro, para cursar a Escola Politécnica, onde ficou por alguns meses. Ao passar pela capital carioca a caminho de Roma, seu irmão Guilherme o convenceu a abraçar o sacerdócio.
Landell matriculou-se em março de 1878 no Colégio Pio Americano e na Universidade Gregoriana, em Roma, onde cursou Física e Química, lá começou a esboçar a sua teoria da unidade das forças físicas e harmonia do universo, na qual embasou suas diversas invenções. Na Itália, Landell se dedicou simultaneamente ao sacerdócio e á ciência, o que foi determinante para sua formação.
E em outubro de 1886, Landell foi ordenado Padre.
TRAJETÓRIA
Landell voltou ao Brasil em 1886 e residiu no Seminário São José, no Rio de Janeiro. Neste mesmo ano, Padre Landell rezou sua primeira missa na Igreja do Outeiro da Glória para D. Pedro II e toda a sua corte, onde expôs suas ideias sobre a transmissão do som e da imagem - O assunto fascinava D. Pedro II desde 1856 o que possibilitou duradouras conversas de Landell com D. Pedro II.
Landell construiu o primeiro