ARTIGO charles radio prof osny antropologia
A importância do rádio para a evangelização do Brasil
CHARLES M. MEDEIROS, Curso de Bacharel em Teologia pela Faculdade FAECAD - Faculdade Evangélica de Ciências e Tecnologia.2015-Charlesmello1973@gmail.com
RESUMO: Este artigo tem como foco a origem do rádio no Brasil, sua importância e contribuição para o evangelismo protestante em nossa nação. O mesmo dividido em duas partes: na primeira parte veremos a origem da Radiodifusão em solo Brasileiro e o Padre católico que tornou isso possível. Na segunda parte falaremos sobre a importância do rádio para a evangelização do Brasil, como era a evangelização através das ondas do rádio, o pioneirismo em comunicação religiosa, o objetivo que levou as igrejas as rádios, o movimento pentecostal e o rádio. Sem a pretensão de esgotar o assunto, nem tampouco, impor uma opinião, mas sim trazer um panorama informativo sobre este incrível instrumento de comunicação de massa, utilizando-se de uma breve pesquisa histórica com uma abordagem direta e concisa.
Palavras-chave: Comunicação religiosa. Rádio. Movimento Pentecostal. Evangelização.
1 A Origem do Rádio no Brasil
Neste contexto religioso, qual a importância de um meio de comunicação em massa? Dentre os meios de comunicação em massa o rádio ocupa um papel importantíssimo, pois é um mecanismo de comunicação que chega a praticamente todos os lugares, sendo até mesmo mais utilizado que outros grandes meios de comunicação. Por ser de fácil propagação, e não necessitar de energia elétrica.
A transmissão radiofônica teve seu primeiro êxito em 1893 pelo Padre Landell de Moura. No Brasil inicialmente, o objetivo da radiodifusão era diretamente educativo, tendo como pioneira a rádio Roquette Pinto.
Comete-se uma injustiça a um cientista brasileiro, predecessor de Marconi1 e de outros. Padre Roberto Landell de Moura, gaúcho, nascido em 21 de janeiro de 1861. O padre-cientista construiu diversos aparelhos que expôs ao público na capital paulista em