Padre Landell
Disciplina : Fundamentos da Informática e Comunicação de Dados
Prof.: Nelson
O PIONEIRO DAS TELECOMUNICAÇÕES
A comunicação à distância, através do telefone e do rádio, foi um marco na história da humanidade. Sem esses inventos jamais se teria alcançado o desenvolvimento tecnológico atual. Não haveria, por exemplo, o fax, a Internet, o telefone celular e outras vantagens que a modernidade apresenta.
O ilustre cientista brasileiro, gaúcho, Padre secular Roberto Landell de Moura, foi o responsável direto por essas facilidades.
O genial inventor Padre-cientista Roberto Landell de Moura nasceu em Porto Alegre, numa casa de esquina da Rua de Bragança, hoje Marechal Floriano Peixoto, com a atual Rua dos Andradas, a 21 de janeiro de 1861, tendo sido batizado, conjuntamente com sua irmã Rosa, a 19 de fevereiro de l863, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, que anos mais tarde viria a ser seu vigário. Roberto Landell de Moura era o quarto de quatorze irmãos, sendo seus pais o Sr. Ignácio José Ferreira de Moura e Sara Marianna Landell de Moura, ambos descendentes de tradicionais famílias rio-grandenses, com ascendência portuguesa, por parte paterna e escocesa, pelo lado materno. Seu avô materno era o médico escocês Robert Landell, diplomado na Universidade de Oxford, Inglaterra.
Roberto Landell de Moura estudou com o pai as primeiras letras. Freqüentou a Escola Pública do Professor Hilário Ribeiro, no bairro Azenha, a seguir entrou para o Colégio do Professor Fernando Ferreira Gomes. Com 11 anos, em 1872, estudou no Colégio Jesuíta de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, de São Leopoldo-RS, onde concluiu o curso de Humanidades. Após seguiu para o Rio de Janeiro, onde foi cursar a Escola Politécnica. Em companhia do seu irmão Guilherme, seguiu para Roma, matriculando-se ambos a 22 de março de 1878 no Pontifício Colégio Pio Latino-Americano. Simultaneamente cursou a Pontifícia Universidade Gregoriana, doutorando-se em Física e