Rito De Inicia O
Rito é um conjunto de cerimónias religiosas diferentemente reguladas, segundo as diversas comunhões ou em diversas sociedades.
Ritos de iniciação são cerimónias de carácter tradicional e cultural praticado nas sociedades africanas que visa preparar o adolescente para encarar a outra fase da vida, isto é, a fase adulta.
Visam essencialmente a integração pessoal, social e cultural do indivíduo, permite ao indivíduo reunir múltiplas influências do seu meio para em seguida integrá-la na sua maneira de pensar, de agir e de si comportar, o indivíduo participa activamente nas actividades e na vida do grupo que pertence.
Na sociedade moçambicana, os ritos de iniciação não se manifestam de maneira homogénea. Eles variam de província para província, de região para região, de religião para religião, e de sexo para sexo.
O objectivo destas cerimónias é de preparar os rapazes e as raparigas para a vida matrimonial e social e com o rito de iniciação os rapazes e as raparigas têm o acesso a participação e ao conhecimento de certos mistérios.
Ritos de iniciação masculina
Os ritos de iniciação masculino, eles subscrevem-se em realizar a circuncisão e todas as actividades a ela inerentes durante o período de preparação, e ensinando aos jovens tudo o que possa a vir a encontrar na vida e que necessite conhecer para a luta. Ali, aprende-se a sofrer com resignação todos os martírios que lhe infligirem bem como todas as durezas da vida e, até, é-se-lhes ensinado a caçar.
Como decorrem os ritos?
No dia marcado, o jovem em companhia do seu padrinho partem para a mata, segurando uma perna de galinha com uma shima de mapira ou milho que lhe é dado pela mãe.
Ao longo da caminhada para a mata, a marcha é interrompida por um grupo de assaltantes mascarados que gritam fortemente para assustar os garotos.
Quando já se aproximam do local escolhido pelo chefe tradicional no meio de uma floresta o padrinho tapa-lhes os olhos e os tambores e apitos rufam para que lhe não oiça os